sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

4º Galho: Ester e Nilo

Enfim o 4º galho.
Mês de dezembro, mês de aniversários. O blog resolveu registrar as datas, quando possível com fotos. Aliás tenho uma teoria para este grande número de nascimentos em dezembro. Se vocês fizerem as contas, verão que os nascidos em dezembro foram gerados em março, mês de carnaval, festas, alegrias, desinibições e muito nheco-nheco. Daí...
Já está mais do que em tempo de apresentar os dados dos descendentes de meus queridos padrinhos de batismo: tia Ester com quem também aprendi a gostar de ler (passava horas e horas na sala de sua cas lendo o Tesouro da Juventude que ela me incentivava ler) e tio Nilo com quem também aprendi a ver a vida pelo seu lado alegre, festeiro e que, sempre, é preciso celebrar a vida. Ah! que saudades desses mestres.

Abro os dados com esta foto que acho que representa muito bem o que foi a vida dessas duas figurinhas queridas.
Ester Maia nasceu em no Seringal Humaitá, perto de Rio Branco/AC, em 18 de junho de 1918 e faleceu, também em Rio Branco, em 7 de fevereiro de 2003, com 85 anos.
Casou com Nilo Lemos de Oliveira, caboclo, nascido nas cabeceiras do Rio Iaco, em 7 de setembro de 1917 e faleceu em 20.01. 1995); e passou a se chamar Ester Maia de Oliveira. Teve quatro filhas: Djacira, Glória, Maria da Conceição (Concita) e Maria Auxiliadora (Dodora).

Djacira Maia de Oliveira nasceu em Rio Branco/AC, em 10 de março de 1945. Djacira casou com Climério Coube e com quem teve três filhos: Maria Ester Oliveira Coube, Marcelo Oliveira Coube e Patrícia Oliveira Coube.

Maria Ester nasceu em Niterói/RJ, em 12 de setembro de 1965. Tem dois filhos: Lucas Coube Lemes (19), filho de Lourival Lemes; e a Luiza Coube Fontes (5), filha de Flávio Fontes.
Marcelo nasceu em Niterói/RJ, em 9 de janeiro de 1967.
Patrícia nasceu em Niterói/RJ, em 9 de abril de 1969. Tem dois filhos: Antônio (5) e Francisco (4), filhos de Paulo Borges.

Glória nasceu em Rio Branco/Acre, em 13 de novembro de 1947. Com Albertson Pádua Silva tem uma filha: Maringá Maia de Oliveira Silva; com Mauro Menezes e tem 3 filhas: Mariana, Raquel e Savana. Mora no Sana, município de Casemiro de Abreu/RJ.

Maringá nasceu em Rio Branco/AC, em 29 de julho de 1973. É casado com Knud (pronuncia-se Canú) e mora em Copenhagen.
Mariana nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 9 de dezembro 1979.
Raquel nasceu em 27 de agosto de 1981, no Rio de Janeiro/RJ onde mora e tem uma filha: Liz, que nasceu em 2005.
Savana nasceu em 6 de abril de 1985 no Rio de Janeiro/RJ e mora no Sana, município de Casemiro de Abreu/RJ.

Concita Maia nasceu em Rio Branco/AC, em 17 de setembro de 1949, em Rio Branco/AC. Com Francisco de Assis Dantas e com ele teve 2 filhos: Thor e Tiago Moreno. Com o Therry Aquino teve o Lucas Maná e com o Júlio Eduardo teve a Júlia Tainá.

Thor nasceu em Rio Branco/AC, 29 de outubro de 1993, na Maternidade Bárbara Heliodora. É casado com Fernanda e estão grávidos e estão esperando mais um da trupe Maia/Pega-pinto para 22 de julho de 2008.

Tiago Moreno nasceu em Rio Branco/AC, em 28 de janeiro de 1975. É casado com Débora Balzah e tem uma filha, Xanu Iara, nascida em 12 de setembro de 2004.

Lucas Maná nasceu em 25 de julho de 1979, em Rio Branco/Ac onde mora. Casou com Sthefanny e tem uma filha: Maná Yago que nasceu em 16 de junho de 2007.

Júlia Tainá nasceu em Rio Branco-AC, em 6 de junho de 1987.

Dodora nasceu em Rio Branco/AC, em 25 de fevereiro de 1952. Casada com Sebastião Siqueira Dutra (* 13 de fevereiro de 1954). Tiveram seis filhos (a Dodora também faz parte do grupo das mães parideiras da Trupe; lembram? aquelas que têm cinco filhos ou mais ganham este honorável título): Michelângelo Maia Dutra; Marianne Maia Dutra Balsells; Brunheld Maia Dutra; Gabriela Maia Dutra e Tiago Maia Dutra.

O Michelângelo nasceu em 25 de outubro de 1981, casou com Lídia Cardoso Sales (*27 de setembro de 1984)e têm um filho: Cauã Sales Maia Dutra que nasceu em 4 de abril de 2006.

Marianne nasceu em 8 de setembro de 1983, casou com Cláudio Costa Balsells (*16 de abril de 1977 e têm um filho: Mateus Dutra Balsells que nasceu em 30 de setembro de 2004.

O Brunhel nasceu em 3 de dezembro de 1985.

Gabriela nasceu em 19 de agosto de 1990.

O Tiaguinho já partiu e não está mais conosco.

2 comentários:

cleyton disse...

Olá!
Meu nome é Cleyton de Araujo,hoje residente em Manaus.
Acreano de pé rachado como dizemos.Tive o prazer de trabalhar com a saudosa e querida Concita Maia e com seu filho Thor dantas.Convivendo bastante tempo com a familia aque eu, sou muito grato por ter me incentivado a cultura e demais ensinamentos onde me serviram e servem até hoje, como base de minha formação de carater e profissional.Também tive o prazer de conhecer e conviver com a queridissima e amante insassiavel da leitura Ester Maia,como vc disse com suas interminaveis leituras.
Por fim termino dizendo que, agradesço a Deus e todos os ajos por colocarem pessoas maravilhosas em nossas vidas.
salve!salve!

waldsoncn@gmail.com disse...

Oi.meu nome é waldson nunes brito e resido em salvador bahia,conhesi esta linda familhia.quando em minhas vigens a este paraiso,com um amigo chamado Beto que numca mais encontrei,e ficamos hospedados em sua residencia.gostaria muito de receber noticias da GLORIA[`´LU}e todas as irmas um abraço e ate breve: